Quinta-feira, 25 de Junho de 2009

Cantos de cisne

 

Decorre por estes dias o festival de Cannes, a versão publicitária, uma festa de alienação onde os últimos resistentes da publicidade se encharcam em champanhe tentando esquecer a sua decadência. Mas ela está lá a roer-lhes as entranhas.

 

- O ano passado foi um famosito gorila que gerou montes de cliques mas se esqueceu de vender chocolates.

 

- Este ano a delegação portuguesa exulta com os prémios atribuídos a uma campanha fantasma de um rum insignificante (museu do efémero dizem).

 

- Um sucesso pífio a fazer lembrar a super-premiada campanha da revista Grande Oportunidade que foi lançada no mesmo ano em que a revista acabou sem brilho.

 

Os senhores publicitários que vão divertir-se para Cannes não parecem perceber que a sua função não é entreter os consumidores. Não parecem perceber que os consumidores são capazes de apreciar o entretenimento proporcionado pelas marcas sem nunca chegar perto de as comprar. Ou então percebem e preferem aproveitar a festa enquanto dura.  

publicado por Consumering às 23:51
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1 comentário:
De Vasco Ferreira a 26 de Junho de 2009
Como é bom perceber que não estou sozinho nos meus pensamentos!

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