Sábado, 31 de Outubro de 2009

Pera lá, mas isso não é publicidade

O estimado vizinho aqui do lado (um dos poucos blogossauros mais teimosos que o Consumering)  publicou uns divertidos filmes com The Fun Theory, demonstrando que se a utilização de um produto/serviço/coisa for mais divertida as pessoas usam mais.

 

Concordo, é impossível não concordar, mas se olharmos com atenção descobrimos que afinal nenhum daqueles exemplos trata de publicidade. Ora reveja-se, "a utilização de um produto/serviço/coisa" não é publicidade é utilização da coisa, é o produto.

 

Na mesma altura, uns anos antes e com um oceano pelo meio, o místico Seth Godin deixou de elaborar sobre ideias viradas e permissão para chatear para se dedicar às vacas roxas com um prémio lá dentro. Parece que não tem nada a ver mas tem.

 

Ambos reflectem um efeito mais profundo, a publicidade é uma treta e quem quer vender precisa é de um produto em condições. The marketing is the product, em versão tweet. Pelo menos se tivermos a falar de publicidade tradicional, dos rebrandings e das associações de valores e dos patrocínios e a sensibilização ambiental. Essa treta toda não vende um vintém. As cretinas das marcas que pagam por aquilo nunca terão o devido retorno do seu dispêndio. Portanto, se as empresas querem vender, tenham bons produtos, de preferência divertidos. 

 

Mas toda a publicidade está morta? Toda não, um pequeno recanto habitado por um punhado irredutíveis resistem ainda e sempre. Graças aos efeitos de uma poção mágica chamada de resposta directa. Graças a ela, e especialmente na Internet, ainda é possível anunciar e aumentar as vendas em resultado do esforço de convencimento feito. Isso sim é publicidade. Boa publicidade, a defendida desde sempre pelos druídas do Sangue Suor e Ideias à qual, seguindo o seu exemplo, o blog Consumering se veio juntar.

 

 

 

publicado por Consumering às 11:52
link do post | comentar | favorito

Sobre a Consumering

Reclamações e Sugestões
h.a@consumering.pt

Consumering
Para transformar os seus produtos em marcas preferidas pelo consumidor, conheça a Consumering.

Twitter

Bibliografia


...a (R)EVOLUÇÃO está prestes a começar.

...vai saber como fazer da sua marca a favorita dos consumidores.


...País pacato e acolhedor. Excelente oportunidade para a gestão eficaz da marca Portugal.

Actualizações

Introduza o seu e-mail:

Um serviço FeedBurner

Facebook

Consumering


ver perfil

seguir perfil

. 7 seguidores

Posts recentes

It's all about the money

O que ninguém avisou.

24-3-2024 – A anunciada E...

Como vencer (leia-se vend...

Onde está o dinheiro?

Como mentir em 6 lições

Ser super-heroi é uma sec...

a pedido

A informação estupidament...

Tradução: Vocês sabem o q...

Arquivo

Consumering


ver perfil

seguir perfil

. 7 seguidores

subscrever feeds

blogs SAPO

subscrever feeds