Segunda-feira, 2 de Novembro de 2009

Em detalhe, os 9 passos a dar para ser um pioneiro

1º) Definir cliente

O cliente tem sempre razão, é uma verdade universal. Tem tanta razão como o material. O difícil é escutar e compreender o cliente. Até porque o cliente, tal como o material, por mais razão que tenha, tende a ficar calado no seu canto. Uma boa prática para ouvir o cliente é definir quem é essa criatura tão cheia de si. Ora, para quase todos os negócios definir o cliente é uma tarefa fácil, pois o cliente é quem paga. Mas, para dar trabalho e ser difícil o caminho, o que há a fazer no primeiro passo é definir o cliente ainda antes de este ser cliente. O primeiro passo é definir o cliente-tipo, aquele tipo de gente que além de poder querer mas também podem vir a comprar aquilo que vende. Serão pessoas que vivem num determinado lugar? São proprietários de algum bem? São profissionais com uma ocupação especial? Quem é essa gente que pode acabar por comprar?

Uma vez definido o cliente potencial é possível saber se este pode ser encontrado online. Se o tal possível cliente vem de um universo pequeno de pessoas (umas centenas, como por exemplo os administradores de empresas cotadas em bolsa) ou de um meio muito concentrado (como os que moram lá no bairro onde fica a loja) é para esquecer, pois a nova publicidade não é para esse negócio limitado. Se por outro lado, o cliente potencial vem de um universo amplo de gente que gasta muito dinheiro na concorrência, então há oportunidades.

Passo a dar - Comece então por tomar nota de quem é o potencial cliente, quantos são, em que concorrentes gastam o seu dinheiro e quando é que estes podem mudar de fornecedor.

 

publicado por Consumering às 08:50
link do post | comentar | favorito

Sobre a Consumering

Reclamações e Sugestões
h.a@consumering.pt

Consumering
Para transformar os seus produtos em marcas preferidas pelo consumidor, conheça a Consumering.

Twitter

Bibliografia


...a (R)EVOLUÇÃO está prestes a começar.

...vai saber como fazer da sua marca a favorita dos consumidores.


...País pacato e acolhedor. Excelente oportunidade para a gestão eficaz da marca Portugal.

Actualizações

Introduza o seu e-mail:

Um serviço FeedBurner

Facebook

Consumering

Posts recentes

It's all about the money

O que ninguém avisou.

24-3-2024 – A anunciada E...

Como vencer (leia-se vend...

Onde está o dinheiro?

Como mentir em 6 lições

Ser super-heroi é uma sec...

a pedido

A informação estupidament...

Tradução: Vocês sabem o q...

Arquivo

Consumering

subscrever feeds

blogs SAPO

subscrever feeds