Quinta-feira, 26 de Novembro de 2009

9ª) Investir em meios proporcionalmente

 

Os meios online são fundamentalmente diferentes dos meios offline. Só por coincidência, têm o mesmo nome e raras vezes pertencem ao mesmo dono. Os vendedores de espaço de publicidade, vão desde as corporações como o Google, de tipo tradicional, mas com processos muito pouco convencionais, até aos aglomerados colaborativos, chamados de redes de afiliados e programas de partilha de risco do anunciante.

Em dez passos não se aprende a optimizar uma campanha de meios online, mas dá para ter uma noção que as regras do jogo deixaram de ser votadas a comprar por impressão e passaram a ser apontadas a comprar por clique. Quando for anunciar, lembre-se que está a comprar visitas aos mini-sites do passo nº7. Não importa nada o efeito colateral de quem viu um anúncio ou se alguém lhe reconhece a marca, ou até se gosta do fabricante. O objectivo da nova publicidade é vender e para vender é preciso ter leads e as leads são uma fracção das visitas compradas.

Os meios online pagam-se em euros por visita (cêntimos por click), mas nem todas as visitas se convertem em leads, tal como nem todas as leads se convertem em vendas. Assim, o planeamento de meios, a compra de espaço, deixa de estar apontada a conseguir a máxima exposição, para procurar o mínimo custo por conversão. Que se dane a notoriedade, que se enterre a audiência, ignorem os perfis demográficos. Comprem-se apenas os cliques que geram mais vendas. Isto se não puderem comprar em CPA, o pagamento por acção, uma novidade que ainda é difícil de encontrar, mas já que está ai ao virar da esquina.

Passo a dar – Comprar espaços de meios online para fazer circular as campanhas de publicidade. Atenção à capacidade destes em gerar cliques e à conversão dos cliques em leads. O custo por lead (venda) é a única medida da eficácia da nova publicidade.

publicado por Consumering às 09:06
link do post | comentar | favorito

Sobre a Consumering

Reclamações e Sugestões
h.a@consumering.pt

Consumering
Para transformar os seus produtos em marcas preferidas pelo consumidor, conheça a Consumering.

Twitter

Bibliografia


...a (R)EVOLUÇÃO está prestes a começar.

...vai saber como fazer da sua marca a favorita dos consumidores.


...País pacato e acolhedor. Excelente oportunidade para a gestão eficaz da marca Portugal.

Actualizações

Introduza o seu e-mail:

Um serviço FeedBurner

Facebook

Consumering

Posts recentes

It's all about the money

O que ninguém avisou.

24-3-2024 – A anunciada E...

Como vencer (leia-se vend...

Onde está o dinheiro?

Como mentir em 6 lições

Ser super-heroi é uma sec...

a pedido

A informação estupidament...

Tradução: Vocês sabem o q...

Arquivo

Consumering

subscrever feeds

blogs SAPO

subscrever feeds