Terça-feira, 22 de Dezembro de 2009

Faz como eles fazem. Não anunciem

Google, Zara, Facebook, Prada, Apple são algumas das, senão As, marcas mais desejáveis de todo o mundo. São referências para consumidores e os gestores. São desejadas, admiradas, reconhecidas. São o sonho de qualquer marketeiro.

 

Quem tem uma marca a cargo, certamente gostava que a sua marca fosse assim. Deliciosa como aquelas.  Para tal o bom marketeiro, deve observar o que fazem estas marcas para conseguirem as suas legiões de fãs e tentar aplicar na sua realidade. Evidente não?

Não. Apesar de parecer do mais comezinho do bom senso que sendo aquelas marcas as mais desejáveis do mundo seria boa ideia tentar perceber o que elas fazer e acompanhar. A verdade é que ninguém o faz.

 

Aquelas marcas não compram publicidade na Televisão. A grande maioria dos milhões de pessoas que compram os seus produtos nunca viu um anúncio daquelas marcas

As insígnias mais desejadas não fazem patrocínios. Não têm carros de formula 1, taças de bridge, campeonatos de futebol pagos pelos seus bolsos. Aquelas marcas nunca se comportaram como o “emplastro” colocando-se pateticamente ao lado de quem aparece na televisão.

 

Além do que as grandes marcas não fazem, mas ocupam as pequenas marcas a ponto de lhes torrar fortunas. O que os catalisadores de desejo fazem não costuma ser seguido.

 

- As grandes marcas têm produtos extraordinários. Incrivelmente superiores aos seus concorrentes. Como computadores que se ligam num segundo  e interfaces que funcionam com um dedo.

 

- As grandes marcas são esmagadoramente superiores na sua operação.  Conseguem vender roupa de design em lojas bem arrumadas a um preço dez vezes inferior.

As grandes marcas são honestas e transparentes, não negoceiam com os seus clientes a disponibilidade de vantagens num regateio de tarifários complexos.

 

As grandes marcas não copiam nem nunca copiaram os seus concorrentes em tendências, são diferentes de tudo o que se pode encontrar, uma categoria à parte.

 

O rebanho parece querer acreditar que o caminho para construir uma marca não passa por saber fazer um produto ou serviço extraordinários. Gostam de acreditar que um logótipo os retira da mediocridade. Sonham pelo anúncio que disfarce a sua incompetência.

 

No entanto a realidade está aí para provar o contrario. As grandes marcas são antes de mais o resultado de produtos espantosos feitos por empresas originais.

 

Se por acaso a sua empresa é apenas normal e o seu produto desprovido de brilhantismo. Não é de uma marca nova que precisa é de uma boa força de vendas.

publicado por Consumering às 09:10
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De superblogawards a 22 de Dezembro de 2009 às 11:39
Google, Facebook e Apple FAZEM publicidade na televisão. Não na TV portuguesa, mas fazem.

E por muito que se acredite em produtos extraordinários, para algumas empresas (estou a pensar em P&G), o caminho mais curto para os dar a conhecer pode passar precisamente por anunciar na TV.


De Consumering a 22 de Dezembro de 2009 às 14:54
Notas:

"A grande maioria dos milhões de pessoas que compram os seus produtos nunca viu um anúncio daquelas marcas" - o que eles fazem nos EUA é relevante para o negócio nos EUA, na Europa têm milhões de clientes que nunca viram um anúncio. Curiosamente os resultados na Europa destas empresas não são de modo nenhum inferiores aos que têm nos EUA.

A P&G o maior anunciante do mundo tem os seus sucessos ligados a produtos extraordinários. Em Portugal têm 3 líderes de mercado, Fairy, Neoblanc e Pantene produtos esmagadoramente superiores à data em que conquistaram essa liderança. os restantes produtos indiferenciados (Tide, H&S, Pringles) nunca conseguiram mais do que existir.


Porque será?

Comentar post

Sobre a Consumering

Reclamações e Sugestões
h.a@consumering.pt

Consumering
Para transformar os seus produtos em marcas preferidas pelo consumidor, conheça a Consumering.

Twitter

Bibliografia


...a (R)EVOLUÇÃO está prestes a começar.

...vai saber como fazer da sua marca a favorita dos consumidores.


...País pacato e acolhedor. Excelente oportunidade para a gestão eficaz da marca Portugal.

Actualizações

Introduza o seu e-mail:

Um serviço FeedBurner

Facebook

Consumering


ver perfil

seguir perfil

. 7 seguidores

Posts recentes

It's all about the money

O que ninguém avisou.

24-3-2024 – A anunciada E...

Como vencer (leia-se vend...

Onde está o dinheiro?

Como mentir em 6 lições

Ser super-heroi é uma sec...

a pedido

A informação estupidament...

Tradução: Vocês sabem o q...

Arquivo

Consumering


ver perfil

seguir perfil

. 7 seguidores

subscrever feeds

blogs SAPO

subscrever feeds