Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2010

As marcas de grande consumo que vão morrer

 

- Não têm uma diferenciação extraordinária

 -Não são lideres de um grande mercado

- Não são desafiantes ao líder suportadas por uma grande empresa

 

Ainda não sabem mas é como se já tivessem morrido e são muitas as que já estão a morrer. Parece que um hipermercado tem até 5.000 marcas diferentes e destas apenas algumas centenas reúnem uma das condições indicadas acima.

 

As outras, arriscam-se a morrer vitimas da espiral de perda de relevância económica da publicidade tradicional, da inadequação da internet para a divulgação de produtos de grande consumo e da banalização das características dos produtos.

 

Desde sempre, o caminho para fazer uma grande marca partia em primeiro lugar do feito de se fazer um produto extraordinário. A globalização das técnicas de produção, o embaratecimento do conhecimento, a facilidade da distribuição, tornaram a capacidade de fazer algo único muito mais rara. Ficou assim muito mais difícil criar uma marca.

 

Para complicar, até a manutenção de uma marca de grande consumo está a ficar mais complicada, na mesma medida que vão ficando mais longe as grandes audiências cativas dos intervalos, desaparecem as multidões de consumidores crédulos e se generaliza o acesso às cadeias de distribuição tiranas e todo poderosas.

 

Da próxima vez que passarem num supermercado, contem quantas daquelas marcas vão morrer.

publicado por Consumering às 19:50
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De The Brand Consultant a 12 de Março de 2010 às 11:28
E em Portugal ainda a coisa não está ao nível de Espanha onde a Mercadona tira das prateleiras as marcas que lhe apetece e nem se rala com isso... é assim a concorrência, nem sempre leal...

Comentar post

Sobre a Consumering

Reclamações e Sugestões
h.a@consumering.pt

Consumering
Para transformar os seus produtos em marcas preferidas pelo consumidor, conheça a Consumering.

Twitter

Bibliografia


...a (R)EVOLUÇÃO está prestes a começar.

...vai saber como fazer da sua marca a favorita dos consumidores.


...País pacato e acolhedor. Excelente oportunidade para a gestão eficaz da marca Portugal.

Actualizações

Introduza o seu e-mail:

Um serviço FeedBurner

Facebook

Consumering


ver perfil

seguir perfil

. 7 seguidores

Posts recentes

It's all about the money

O que ninguém avisou.

24-3-2024 – A anunciada E...

Como vencer (leia-se vend...

Onde está o dinheiro?

Como mentir em 6 lições

Ser super-heroi é uma sec...

a pedido

A informação estupidament...

Tradução: Vocês sabem o q...

Arquivo

Consumering


ver perfil

seguir perfil

. 7 seguidores

subscrever feeds

blogs SAPO

subscrever feeds