Domingo, 6 de Fevereiro de 2011

Como mentir em 6 lições

Dicas sempre úteis para quem tem de vender ou escrever publicidade.

 

1Não ter medo de mentir. As mentiras existem há tanto tempo que não será qualquer modernice como a internet ou os carros híbridos que vão deixar de fazer das mentiras um expediente necessário e útil. Como antes, o problema de mentir estará em ser apanhado, ou melhor nas consequências de ser apanhado. Portanto do que devemos ter é medo de ser apanhados a mentir e não ter medo de mentir. Confuso? Ainda ficará mais com a segunda lição.

 

2Se vais mentir mente muitas vezes. As pessoas não têm memoria, especialmente numa sociedade internetizada, com toda a informação disponível a qualquer momento, ter a capacidade de recordar factos que podem ser facilmente verificados é uma habilidade bastante desnecessária, ao nível do truque de circo. Portanto cada mentira é um caso isolado que geralmente não tem consequências (basta não ser apanhado) e como tal pode-se continuar a mentir. Ainda mais confuso não é? Talvez a lição número 3 ajude.

 

3 - As boas mentiras são as muito grandes mentiras. Existem mentiras tão catastróficas que uma vez descobertas põem em causa a civilização como a conhecemos. Como por exemplo que os bancos gastam o dinheiro que lá se deposita. Mas essas mentiras são raras e uma vez desmascaradas têm consequências tão graves que a maioria das pessoas prefere continuar a acreditar nelas mesmo depois de desmascaradas. Mentiras como a religião são tão massivas que se tornam impunes, estão para lá do ponto de serem descobertas e já vimos o único problema das mentiras é serem descobertas. Certo, esta número 3 também não ajudou grandemente, vamos lá ver a seguir.

 

4 - Quando uma mentira é descoberta convém ter outra maior. Quando, por exemplo, se descobre que as audiências da imprensa estão empoladas e que na verdade não há 12 pessoas a ler de cima a baixo cada exemplar impresso de um jornal, isso pode significar que a publicidade que lá é posta não está a ser sobrevalorizada e que é portanto uma despesa pouco inteligente. Ora esta descoberta poderia ser aborrecida para todo o negócio do jornalismo se não estivesse escudada numa ainda maior mentira, que é a utilidade do gasto em publicidade. O investimento em publicidade é daquelas mentiras tão grandes e tão boas em que ninguém quer deixar de acreditar e portanto faz uma sombra que protege muitas mentirinhas mais pequenas.

 

5 - A Verdade é pior que uma mentira. Por exemplo, um creme que promete emagrecimento é uma mentira, mas a Verdade é que quem procura cremes dietéticos não quer fazer dieta e portanto é a Verdade é que está a mais. Quem vai mentir ou arranja uma mentira catastroficamente grande para disfarçar a mentira pequena que vai contar, ou então apoia-se numa Verdade suficiente desagradável para que a mentira acabe por ser mais simpática de aturar.

 

6 - Quanto mais pequenas verdades, mais espaço para as mentiras. A última lição para bem mentir é disfarçar as mentiras em muitas pequenas verdades. Das verdades agradáveis entenda-se,  como as pequenas verdades costumam ser. Pois está bem de ver que são as grandes verdades que doem. No meio de agradáveis verdades como o sol do verão, o riso das crianças ou sabor refrescante da fruta, há muito espaço para mentiras como as calorias em excesso de um refrigerante. Basta reunir um conjunto suficientemente grande de agradáveis verdades que se consegue a máscara ideal para as necessárias mentiras.

publicado por Consumering às 14:33
link do post | comentar | favorito

Sobre a Consumering

Reclamações e Sugestões
h.a@consumering.pt

Consumering
Para transformar os seus produtos em marcas preferidas pelo consumidor, conheça a Consumering.

Twitter

Bibliografia


...a (R)EVOLUÇÃO está prestes a começar.

...vai saber como fazer da sua marca a favorita dos consumidores.


...País pacato e acolhedor. Excelente oportunidade para a gestão eficaz da marca Portugal.

Actualizações

Introduza o seu e-mail:

Um serviço FeedBurner

Facebook

Consumering


ver perfil

seguir perfil

. 7 seguidores

Posts recentes

It's all about the money

O que ninguém avisou.

24-3-2024 – A anunciada E...

Como vencer (leia-se vend...

Onde está o dinheiro?

Como mentir em 6 lições

Ser super-heroi é uma sec...

a pedido

A informação estupidament...

Tradução: Vocês sabem o q...

Arquivo

Consumering


ver perfil

seguir perfil

. 7 seguidores

subscrever feeds

blogs SAPO

subscrever feeds